Oi, pr122, sim, são ruídos altos, aparecem ao sintonizar, quando uma estação é sintonizada, desaparecem completamente. Aqui na minha cidade há rádios às 3 da manhã e 3 posso sintonizá-los, embora custe ser sintonizado para os ruídos que recebem. Saudações
Não é um problema do potenciômetro, uma vez que a estação é sintonizada, o fato de dar mais ou menos volume não gera nenhum ruído.
Outro detalhe na operação é que as estações são capturadas novamente, mas em frequências mais altas, por exemplo, 780 kHz, também é possível capturá-la a 1.100 kHz (aprox.), 900 kHz também a 1.300 kHz (aprox.).
O problema de estações repetidas tem a ver com a frequência da imagem, ou seja, a estação é repetida a uma frequência igual ao dobro do IF. Se o FI for 150 KHZ, uma estação será sintonizada novamente para 300 KHZ. Se o FI for 200 KHZ, a estação ouvirá novamente a 400 KHZ. O problema é que uma estação é separada para 300 KHZ e outra para 400 KHZ; portanto, o problema do FI é descartado e é um problema do oscilador local, como comentei no outro post. Nada a ver com os harmônicos que pr122 comentam.
Para dar um exemplo, uma estação sintonizada em 550 KHZ, se o FI for 465 KHZ como na Argentina, a mesma estação seria sintonizada com uma frequência mais alta de 930 KHZ, ou seja, 1480 KHZ. Frequências maiores que 670 KHZ, a frequência da imagem estaria fora do mostrador.
Muito obrigado Nico4706 por suas explicações conceituais sobre o que é uma frequência de imagem. E então eu me referi então a revisar em detalhes o capacitor variável. Eu verifiquei alguma descontinuidade no ponto em que a ponta do eixo faz contato com o corpo do capacitor. Nesse ponto, existe um pequeno pescoço de cobre que ajuda a um melhor contato entre essas duas partes. Isto foi coberto em ambos os lados de uma pátina cerosa. Lixei os dois lados com uma lixa fina.
Imagino que esse fosse o problema, pois os espelhos de interferência e ajuste desapareceram imediatamente. Reitero meus agradecimentos a pr122 e Nico4706, que tiveram paciência para responder à minha pergunta. E de acordo com o andamento dos meus testes, eu gostaria de levantar o caso de outro rádio do mesmo modelo que funcione bem um dia, o próximo não sairá. Um dilema para mim. Saudações
Olá, qualquer componente a ser testado deve ser desconectado pelo menos uma perna nos diodos e resistores do capacitor e duas pernas nos transistores, para evitar que possa haver medições errôneas de outros componentes soldados entre as pernas, os capacitores, devem ser alterados se houver dúvidas, e se você não possui um capacímetro, para colocar em frequência as bobinas você precisa de instrumentos mais elaborados, saudações
Obrigado, pr122. Tentei ver o que aconteceu ao dessoldar a perna S (Shield) do transistor 2SA341 e nenhuma mudança importante foi percebida, por isso estou inclinado a pensar que é o transistor completo que não funciona mais bem, então vou testá-lo eventualmente substitua-o por um rádio que funciona bem, embora isso seria como despir um santo para vestir outro. Então me ajudaria a saber que substituição desse transistor existe atualmente. Como informações adicionais (embora eu não saiba se contribuo com algo significativo), injetei um sinal de FI pela antena e ficou claro.