Olá
Recebi uma lâmpada de assoalho com lâmpada de halogênio e dimmer. Não ligou. Dei uma olhada dentro do redutor e um fusível sobressalente estava chegando, então mudei e agora ele funciona, mas com intensidade máxima. Vamos lá, o potenciômetro não regula. Outro sintoma que aparece (não sei se está relacionado ao fato de queimar o fusível em sua época) é que a lâmpada de neon não acende. Eu acho que está queimado porque o copo parece muito escuro.
De resto, não me pareceu ver outros componentes queimados. O circuito (quando eu posso fazer e carregar as fotos) tem uma bobina toroidal que eu suspeito estar aberta (quando eu o inspecionei, não tinha um multímetro para verificar a continuidade). Além dos componentes típicos (potenciômetro, resistores e capacitores), o outro elemento característico é o triac BTB04-600SL, que acompanha o dissipador de calor e fica em boas condições.
Além de verificar a bobina, alguma sugestão de onde devo agir para restaurar a operação do dimmer?
Se a bobina estava aberta, alguma ideia do que posso fazer para substituí-la ou repará-la? Logicamente não vou encontrar um igual. Talvez eu possa tentar enrolá-lo novamente, mas duvido que ele tenha o medidor de rosca certo. A menos que você me diga que o calibre não é muito importante.
Muito obrigado antecipadamente por qualquer ajuda.
ATUALIZAÇÃO: adiciono foto, caso alguém sirva. Meu filho, que tem a lâmpada agora em casa, não percebeu tirar uma foto da parte inferior do circuito (ele não sabe nada sobre eletrônica). Talvez outro dia eu o pegue do lado das soldas e da subida. Mas, digo, não vejo nenhum indício de componente queimado, exceto o triac que é curto e nada é apreciado do lado de fora.
Outra coisa: um fio solto é visto na faixa superior (à esquerda). É intencional. É capaz de usar a lâmpada auxiliar (faixa central) sem usar a luz principal até que o dimmer esteja fixo.