Olá colega Cabesita. Existe uma técnica muito antiga e excelente para atenuar a tensão e fornecer a corrente requerida pela bateria ou por alguns circuitos.
Consiste em usar uma lâmpada em série para a carga ou a bateria. A tensão de alimentação pode vir de qualquer fonte de energia ou bateria com tensão maior que a necessária.
Nesse caso, você conecta o terminal negativo da bateria diretamente ao negativo do carregador e a lâmpada de 12 ou 24 volts (baixa potência) o conecta em série ou entre os dois positivos (carregador e bateria).
Devido à ignorância do fenômeno, eles recentemente eliminaram uma resposta semelhante; neste caso, explicarei e enviarei uma fotografia para atestá-lo: A resistência do filamento da lâmpada não é constante e sua incandescência dependerá da corrente que flui através dela. A bateria irá atenuar a voltagem necessária ao carregar, o excesso de voltagem será atenuado na lâmpada e a incandescência dependerá da corrente exigida pela bateria ou pela carga. Mesmo se houver tensão na lâmpada, quando a bateria estiver totalmente carregada, haverá menos corrente; por esse motivo, não acenderá.

Em alguns tipos de carregadores de bateria, para maior corrente de carregamento lento, a lâmpada é conectada ao enrolamento primário do transformador:

É possível improvisar carregadores lentos para baterias automotivas de 12 volts, 24 volts ou outros, simplesmente com uma lâmpada incandescente + um diodo retificador em série e diretamente da rede de 120 volts ou 220 volts AC (deve ser desconectado do carro).

Espero que meus comentários o ajudem.
QRV