Olá
Uma serra sensível (ou outra máquina-ferramenta sensível) devido a suas características operacionais pode ser ligada com uma chave seletora rotativa trifásica. Não faz sentido armar um comando com contatores e teclados.
No caso de querer uma parada de emergência, você não precisa necessariamente chegar a tempo para a máquina, pois é mais útil que o setor esteja envolvido no acidente.
Eu conto minha experiência nesse ponto.
O proprietário de uma fábrica metalúrgica de tamanho médio me ligou porque eu queria três paradas de emergência que cortassem a tensão em suas máquinas com um punho localizado em locais estratégicos facilmente acessíveis a partir desses três setores. As condições: algo simples e barato.
Minha solução foi colocar uma caixa de PVC de 7 cm x 7 cm x 5 cm em cada coluna (ou parede) acessível, onde coloquei um punho sem retenção (botão vermelho grande), realizei uma fase do circuito de alimentação da máquina (sem iluminação) e do fio de aterramento, dentro da caixa conectei a fase ao botão e disso a uma resistência comum de 3000Ω (acho) de alguns watts dentro de um espaguete de vidro conectado na sua outra extremidade, ao fio de aterramento; A operação é simples, quando o botão de parada é pressionado ou atinge a fase, o terra é aterrado através do resistor de 3k e o disjuntor diferencial salta. Essa parada é feita para verificar a segurança quando o último turno termina a cada semana. [B] Então, com dois pesos, fiz a máquina parar. [/B]
Hoje, se eu fizesse esse trabalho, colocaria uma lâmpada comum de 5 mignon em vez da resistência, cortaria a caixa de pvc e faria uma janela para ver a luz (se a lâmpada estiver acesa, indica falha do disjuntor) diferencial e requer corte do cartão)
Espero que alguém sirva, se houver alguma dúvida acrescento informações.

Este sistema opera o disjuntor onde o circuito ativo foi levado.