Olá
"
se em uma casa eu conecto o fara trifásico para que a linha não seja sobrecarregada tanto, mas no final toda a corrente passa pelo neutro e no final o neutro é sobrecarregado"
Isso é errado, em cada fase a tensão flutua alternadamente 50 vezes por segundo, ou seja, há um momento em que temos tensão e um ponto que não, passando por situações intermediárias. Isso acontece com cada fase, mas fora de fase em 120 graus, ou seja, em um ponto no tempo os valores de tensão nunca coincidem, e se em uma fase houver zero volts nas outras, pode haver 60 volts e nas outras 160 volts (isto é instante em tempo congelado). Entende-se então que em cada momento temos tensões diferentes nas fases, então entende-se que temos valores diferentes de correntes em cada momento, dependendo de cada tensão. Se tivermos frações de corrente em um tempo "T", o que teremos no neutro será a soma das correntes instantâneas em que nunca serão da magnitude total do consumo, portanto, se em uma fase houver 30 A, na outra há 40 amperes e nos outros 60 amperes, nunca teremos a soma algébrica (130 A) no ponto morto, mas a soma média instantânea média de consumos de vetores.
Espero que seja entendido, mas a premissa que você levanta é falsa (errônea), a soma da corrente é vetorial e nem chega perto da soma algébrica .
Saudações